abcdefghijk

Destaques

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Descongestionando a Natureza

batman e robin
"Engarrafamento e enchente? Ihh, Robim, melhor
irmos de bat-canoa"
   Saudações protetores! Tem dias (ou quase todos) que é impossível não se deparar com um congestionamento de carros em nossas cidades. Uma fila interminável de carros pode se tornar uma baita dor de cabeça para qualquer um, até para super-heróis. Mas, com certeza, a maior dor de cabeça quem sente é a Mãe Natureza. E disso todos os protetores sabem: os carros estão entre os maiores causadores de poluição. E o simples fato de estarem ligados e praticamente parados durante muitos minutos pode ser um pesadelo para o meio ambiente.

   Mesmo assim, as vendas de automóveis aumentam mês após mês e as montadoras se sentem no dever de produzir mais e mais e congestionar as cidades cada vez mais. E esta tendência é a realidade. Infelizmente, estamos caminhando para um Planeta onde o Bat-Carro nunca mais poderá correr à toda atrás dos malfeitores de Gothan City, devido aos engarrafamentos. Pobre colega.
   
   Para reduzir as emissões dos veículos, os protetores já devem ter visto aqui no blog a importância de medidas como a troca de matriz energética, que irá diminuir nossa dependência do petróleo. Porém, estas inovações não interferem em nada o crescimento absurdo do movimento de carros nas ruas. Mas já existem algumas ideias pensando no futuro do trânsito, como os tão falados Smart Cars
Smart Car
Até estacionar é mais fácil...
   
   A ideia por trás deles é a mais óbvia possível. Pare pra pensar: quantas vezes você utiliza a capacidade máxima do seu carro, que é de 5 pessoas? Praticamente nunca, né? E os Smart Cars estão aí para tentar solucionar este problema: por eles serem menores, mais leves e compactos, você economizará, além de bastante combustível, também na quantidade de material em sua produção. Com a substituição em massa dos veículos normais pelos Smart, também deve haver significativa redução do volume de carros que vemos nas ruas. Lógico que a motocicleta continua sendo o veículo mais econômico para o dia-a-dia, mas a aposta das empresas é que muitas pessoas não deixariam de mão a segurança e o conforto que um carro pode lhes proporcionar, preferindo os modelos Smart.

   Outra ideia louvável que venho lhes contar hoje é de uma empresa estrangeira que está chegando ao Brasil, por enquanto presente somente na capital de São Paulo. Trata-se da Zazcar, uma companhia de aluguel de carros. Mas não do jeito a que estamos acostumados. A ideia é basicamente a seguinte: você se torna sócio e, na hora em que desejar, solicita seu carro e pode usufruir deste para ir a um jantar, uma festa, ou qualquer compromisso que você queira chegar mais cedo. A empresa possui muitos pontos para sua frota, que, em São Paulo, giram em torno de 10. O associado pode reservar seu veículo e buscar na hora combinada no ponto mais perto de casa. O sistema de aluguéis funciona do mesmo modo que o aluguel de bicicletas, que já existe em parques e praias de cidades como João Pessoa, na Paraíba. Com muitos pontos de localização, o protetor pode pegar o seu meio de transporte em um ponto e deixá-lo em um outro, a sua escolha.
Bush Putin Zazcar
"Sei não, Putin. Acho que a Zazcar podia me dar um
carrinho um pouquinho melhor..."
   
   O fato de ter um carro em casa acaba por nos influenciar a usá-lo para coisas banais, para as quais não precisaríamos do veículo. A Zazcar veio para acabar com essa farra. Além de ser uma boa alternativa a protetores que não utilizam seus carros diariamente ou não os tem, pode-se economizar em gastos como imposto, combustível, seguro e estacionamento. A empresa promete preços acessíveis e, se der certo, em breve estará disponível em outras grandes cidades brasileiras.
   
   Vale lembrar que atitudes como o uso de bicicleta ou transporte coletivo, tem melhor influência na redução do movimento nas ruas. Mas o diferencial da Zazcar é justamente trabalhar com uma mudança que não seja muito radical. Mudar é muito difícil, algo que não é comum para nós, seres humanos. E é exatamente este tipo de ideal que queremos implementar nas pessoas. Não vai ser do dia pra noite que estaremos conscientes de que nossas atitudes são corretas no âmbito ecológico. Por isso devemos sempre dar valor a ideias como estas e irmos nos adaptando a um mundo cada vez mais sustentável, passo a passo. E não se esqueçam, o poder é de vocês!


   Então, protetor, o que você achou da ideia da Zazcar? Será que estas medidas ajudarão mesmo a reduzir nossos tão indesejáveis congestionamentos nas ruas? Deixe seu comentário aqui embaixo. Vai Planeta!

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário