abcdefghijk

Destaques

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4



terça-feira, 30 de novembro de 2010

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Por um Brasil Mais Híbrido

lula pré-sal
"Não fui eu!"
Olá, protetores! Todos sabem da importância econômica da descoberta do pré-sal para o país. A promessa de um Brasil capaz de se tornar uma potência mundial em produção de petróleo faz com que empresas acreditem no nosso potencial também para o consumo dele. Imaginem só podermos produzir todo o combustível que consumimos e ainda poder exportá-lo...

E sinais já estão sendo dados por culpa desta nova cara do Brasil. Um deles é a chegada do novo Chevrolet Camaro. Um carro maravilhoso, que já desperta o desejo em tê-lo só de olhar! Mas ainda sim, um majestoso produtor de CO2 com uma média de consumo de 5 a 6 km/L. Exatamente o que não precisamos hoje em dia (!), com todos os problemas ambientais que podemos observar. Se o conheço bem, o Capitão Poluição já encomendou sua frota de Camaros pra 2011... Mas não venho aqui falar mal da nova jogada de marketing da GMBrasil para um mercado consumidor de maior poder aquisitivo. Venho falar sobre seu oposto, em marca e proposta: o Ford Fusion Híbrido.
novo chevrolet Camaro
Camaro: faz nublar qualquer tempo

Embora ainda não seja o ideal, o modelo da Ford que será o primeiro carro híbrido do país é um grande passo rumo a um futuro mais sustentável. O projeto do Fusion Híbrido fez com que uma máquina tivesse seu consumo melhorado e muito, passando dos 6 km/L em média, para algo em torno de 17 km/L. Coisa que nem mesmo um simples carro 1.0 faz! Isto se deve ao fato deste veículo vir equipado com dois motores. O primeiro é um motor à combustão interna, mas um pouco diferente dos que conhecemos. Enquanto os motores usuais realizam o ciclo de combustão Otto, este se trata de um modelo Duratec de 2,5L, movido à gasolina, que desempenha o chamado ciclo Atkinson. Este tipo de ciclo é capaz de aumentar a eficiência energética do motor ao custo de desempenhar uma potência menor. O segundo e mais ecologicamente correto dos motores, é um motor elétrico capaz de desenvolver 107CV de potência e também difere dos seus parentes. Este modelo em especial consegue fazer com que o carro se mova com velocidade de até 75 km/h, ao contrário dos usuais 40 km/h dos motores elétricos mais usados.
painel ford fusion hibrido
Aquela folhinha do painel o BOPE ainda não achou...

Enquanto o Fusion anda a menos de 75 km/h, o único motor em funcionamento é o elétrico. Após essa velocidade, o motor à combustão é acionado e garante mais potência e consumo ao carro. Por estas razões, ele é um carro que se torna muito econômico no arranca-e-para das grandes cidades. Enquanto a bateria vai acabando, sua recarga vem do acionamento do alternador pelo movimento do motor à combustão e também pela energia armazenada nas frenagens, assim como o sistema KERS da F-1. A bateria tem vida útil estimada em dez anos, e a Ford garante oito anos de garantia dela. Lembrando que, como o motor realiza ciclo Atkinson, ele é menos potente, mas muito mais econômico que os motores de ciclo Otto. O carro também vem equipado com sistemas que avaliam o consumo do carro e avisam o motorista com sinais de folhas verdes no painel, caso o protetor esteja realizando uma direção realmente econômica.

Infelizmente, como qualquer carro híbrido, o preço ainda é salgado: em torno de R$134 mil. Porém, se pensarmos no ganho no consumo e que o Camaro está sendo comercializado a R$180 mil, é um investimento a se pensar. Além de adquirir um carro com 92% menos emissões que o limite estabelecido para a categoria, estaremos incentivando que mais e mais dessa tecnologia chegue ao nosso país e que a sua evolução nunca pare. Precisamos de cabeças voltadas para a sustentabilidade, engenheiros que projetem voltados para o surgimento de uma variedade desse tipo de tecnologia. Chega de gargantas sedentas por combustível fóssil! Vamos fazer deste país um exemplo mundial em energias limpas! O poder é de vocês!

Para maiores informações sobre o primeiro carro híbrido a chegar no Brasil, visite também: http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/conteudo.phtml?id=1069706.

E aí, protetor, o que achou do novo Fusion Hybrid que está chegando no nosso País? Deixe seu comentário aqui embaixo. O Planeta agradece! Vai Planeta!
Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário