Na mídia, estas desgraças são chamadas de desastre natural, sendo que de natural elas tem o sobrenome e olhe lá! Todo protetor sabe que estas destruições sempre existiram, mas estão cada vez piores devido às ações do terrível Capitão Poluição. As nossas ações inconscientes, as que prejudicam o meio ambiente, fazem as enchentes serem cada vez mais comuns e devastadoras. Mas uma grande inovação está chegando para tentar garantir que nosso país seja mesmo livre de desastres: o asfalto poroso.
Calma, tá pra acabar... |
Desenvolvido pela Escola Politécnica da USP, este novo material pode ser uma boa alternativa para reduzir os impactos das enchentes, por ter comportamento parecido com o da areia da praia. Além de absorver a água com facilidade e rapidez, o novo asfalto ainda é capaz de fazer as águas chegarem aos rios e córregos com a metade da velocidade. Muito ao contrário do asfalto a que estamos acostumados, que praticamente veda e impermeabiliza as ruas das cidades.
O diferencial do asfalto poroso é uma camada de 35 cm de pedras que existe na superfície, responsável pela rápida retenção de líquidos. Testes feitos na própria USP já apontam o novo material como o substituto perfeito para os asfaltos comuns. E o preço não deve ser problema, pois ele deve custar apenas 20% a mais que o tipo comum, podendo baratear com a alta da demanda. O que deve acontecer este ano, devido às tragédias que estão acontecendo.
Apenas sua durabilidade ainda não foi estimada pelos estudos. Mesmo assim, com todas as vantagens que ele apresenta, o asfalto poroso tem tudo para ser uma das novidades do governo brasileiro na tentativa de conter os danos causados pelas chuvas. Até lá, façamos nossa parte com as dicas que o Capitão Planeta sempre recomenda. Cuidar do destino que damos ao nosso lixo caseiro é um bom modo de começar a amenizar as futuras tragédias. E, convenhamos, simples atitudes feitas em casa podem ser muito mais valiosas do que doar dinheiro e alimento o ano inteiro...
Então, protetor, gostou da ideia do asfalto anti-enchente? Deveria estar nas ruas desde ontem, não é mesmo? Deixe seu comentário sobre o assunto, aqui embaixo. E não se esqueçam, o poder é de vocês!
Marcadores:
Cidades
0 comentários:
Postar um comentário