abcdefghijk

Destaques

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Direção Ecológica

carro ecológico
Não precisava ser TÃO ecológico...
   Saudações, protetores! Muitas novidades estão sendo feitas para aumentar a eficiência energética e diminuir as emissões dos automóveis de passeio. A gradativa substituição da gasolina por etanol (álcool), além de reduzir nossa dependência do petróleo, também diminui os impactos ambientais causados por este. A chegada de carros elétricos ou híbridos (como discutido no artigo “Por um Brasil Mais Híbrido”) também é uma das novidades que vai acabar com os planos do Capitão Poluição.

   Contudo, esperar que a tecnologia evolua não é tudo o que podemos fazer para que os carros sejam mais ecológicos. Existem pequenas atitudes, capazes de reduzir o consumo e a emissão dos automóveis, que dependem de cada um de nós. São dicas simples que todo protetor deve saber na hora de conduzir um veículo. Vejam:
  • Manter a velocidade constante, com giro baixo, usando a maior marcha possível. A Renault, no seu programa de ensino de direção ecológica, disse que o ideal é procurar trabalhar em rotações maiores que 1000 rpm e menores que 2400. Dizem por aí que o ponto de menor consumo é a velocidade de 80 km/h na 5ª marcha;

  • Quando atingir os 50 km/h, é importante que o carro já esteja engatado no mínimo em uma quarta marcha. Tente passar rapidamente para a 3º marcha. A primeira e a segunda, por terem mais torque e consumo, devem ser utilizadas apenas para a “arrancada” do veículo;
charge engarrafamentos
Engarrafamentos são os piores vilões para o gasto de combustível.
  • Procurar evitar acelerações ou freadas desnecessárias. Para isto, redobre a atenção no trânsito a sua frente;
  • Livrar-se do peso desnecessário. Muitas vezes temos preguiça de tirar aquelas bugigangas do porta-malas e esquecemos que peso extra também aumenta o consumo do carro.

  • Calibrar mensalmente os pneus. Além de aumentar o tempo de vida destes, diminui o atrito de rolagem e o consumo. Ter sempre em dia a revisão do carro e a troca de óleo e filtro, pois é importante que os componentes possam ter durabilidade e confiabilidade ao mesmo tempo.

  • Usar o freio, não o acelerador, para se manter parado em subidas.

  • Não usar o acelerador em descidas e, se quiser velocidade, utilizar marchas altas onde o freio-motor é menos acentuado.

  • Sr. Incrível
    Tá na hora de trocar o carro pela
    bike, não é Sr. Incrível?
    Evitar percursos curtos ou pertos da sua casa, pois quando o motor está frio o carro consome muito mais. Convenhamos, usar uma bicicleta ou ir a pé, além de não emitir gases poluentes, não gastar gasolina, não pagar seguro nem IPVA, ainda ajuda a diminuir aquela barriguinha de herói aposentado.

  • Quando for frear, utilizar o freio-motor também, com o carro engatado e reduzindo as marchas gradualmente. Isto é importante para não sobrecarregarmos o disco de freio, um dos maiores causadores de poluição presentes no carro. Não acredita? Confira aqui.
   Viu? Não é tão difícil mantermos um veículo de passeio sob os padrões Planeta de qualidade. Seguindo algumas dessas dicas, pode-se obter uma redução de consumo da ordem dos 10%. Se soubermos avaliar também a situação em que ele realmente precisa ser usado, dando preferência para a bicicleta ou a caminhada, esses valores serão ainda maiores. Agora pense no resultado: ganha-se em saúde, reduz-se o gasto com combustível e reduz-se os impactos ambientais. É muita vantagem para um único protetor, não acha? Por isso não se esqueça, o poder é de vocês!

   Para maiores informações sobre direção ecológica, vale dar uma olhada nas dicas do piloto Lucas Di Grassi, aqui. E você, protetor, já praticava este tipo de atitude no trânsito? Tem outras dicas para economizar combustível no veículo? Deixe seu comentário aqui embaixo. O Planeta agradece!
Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário