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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Consumo Consciente

compras no shopping
"Ai, meegas... pro findi tá bom,
mas o que comprar pro Natal?
   Olá, protetores! É impossível passar a época de final de ano e não pensar nem por um minuto em como compramos besteiras. Ainda mais depois que a conta chega, lógico. E essa é uma sensação que todos nós temos, já que uma certa quantia (ou talvez a maioria) dos produtos são comprados por simples impulso. Propagandas feitas das mais diversas maneiras acabam nos levando ao consumo de coisas das quais não precisamos ou que poderiam ser muito melhor avaliadas antes da compra.

   Quando uma pessoa, durante a compra de um produto, leva em conta os seus impactos econômico, social e ambiental, questões que ultrapassam o interesse individual, chamam-na de consumidor consciente. Todo mundo fala em consumo consciente, mas pouca gente realmente o pratica. O problema é que muitas vezes sua ideia é mal compreendida.
cachorro carregando carrinho supermercado
Será que tem Biscrok sustentável?

   Existem protetores que dizem ser difícil encontrar tais produtos verdes. Aham, claro que é difícil! Nós estamos acostumados a consumir produtos que já tem suas características próprias construídas em nossas mentes. Vamos ver um exemplo: você vai ao mercado pra comprar um refrigerante. Então, você chega na seção de refrigerantes e analisa um a um? Não! Vai direto na Coca-Cola, porque era aquilo que você queria e é aquele o produto que você e todo mundo conhece bem. Ok, é sua garantia de qualidade, mas ele atende às atuais exigências ambientais de mercado? Tente ver por outro lado. A Coca-Cola é uma empresa enorme, ela tem o seu reconhecimento. Por consequência, as mudanças nos seus produtos são poucas e lentas, para dar tempo ao costume dos milhões de clientes que ela possui.
  
   Então, quer dizer que não existe uma empresa que resolve levar às prateleiras um produto com menos embalagens, com material diferente, etc? Existe, mas ele é diferente do que nós estamos acostumados a comprar. Porque ele é um produto NOVO! Na maior parte das vezes ele ainda pertence a uma empresa nova, completamente desconhecida ainda! Cujo dono, assim como muitos protetores, ficou revoltado de não encontrar produtos verdes nas prateleiras e não se importa em investir o seu próprio dinheiro para tentar mudar a situação.
urso da coca-cola
Doce vício...

   E mais: diferente das grandes empresas, essas que estão surgindo ainda investem em pesquisa, ideias novas e que podem reverter com propriedade o processo de degradação ambiental em que vivemos. Não é como nas grandes empresas em que, na maioria de suas iniciativas sustentáveis, por trás de tudo o objetivo é se livrar de alguns processos jurídicos ambientais, ou somente atrair mais e mais clientes (novidade???). É uma vergonha... Puxa! Com a riqueza que elas tem, isso é literalmente o mínimo que podem fazer!
   
   Então , protetores, vamos tentar ser mais conscientes, mais abertos a novas escolhas. Vamos dar mais valor às empresas que estão começando a abrir novas alternativas a nós, consumidores que se preocupam com o meio ambiente. Elas estão engatinhando ainda, principalmente no mercado brasileiro. Mas com certeza, são estas marcas que irão invadir nossos lares nos próximos anos, com propostas sustentáveis cada vez mais bacanas. Quem sabe, com nosso prestígio, aquelas que consideramos hoje “grandes” não resolvem mudar pra valer? Não se esqueçam, o poder é de vocês!

   Aliás, a Coca-Cola foi usada como simples exemplo. Ela tem lá suas preocupações ambientais também, que você pode conferir aqui. Afinal, todo mundo sabe que as empresas estão realmente preocupadas com a sua saúde, desde que você precise continuar vivo para continuar comprando o produto. Para maiores informações sobre consumo consciente, vale conferir também a matéria do Correio do Estado: clique aqui!

   E você, protetor, se considera um consumidor consciente? Tem alguma dica de produto ecológico para os outros protetores? Comente aqui embaixo. O Planeta agradece!
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