abcdefghijk

Destaques

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4



sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Descarte Correto

charge caminhão do lixo
É, nem tudo dá pra colocar aqui...
   Saudações, protetores! No último artigo, eu falei sobre as mudanças que estão para acontecer no Brasil “no que se refere” (by Dilma) à questão da coleta seletiva. Espero que a importância da separação do lixo doméstico tenha ficado clara para todos. Porém, existe um segundo caso de descarte em que muita gente não sabe o que fazer com o seu lixo, um caso em que os resíduos não podem ser classificados como lixo seco ou orgânico. Estou falando de todos os produtos que contenham substâncias nocivas ao meio ambiente, como metais pesados, elementos tóxicos e hormônios, cujo processo de decomposição pode acabar prejudicando-o ainda mais.

   Estas substâncias, altamente poluentes e que fazem das pilhas e eletrônicos um perigo à saúde do Planeta e a nossa, necessitam de um descarte diferenciado. É aí que entram em cena os postos de troca ou de coleta. A falta de divulgação e informações sobre este tipo de coleta ainda é um empecilho à efetividade do processo. Por este motivo, fiz uma lista para indicar o possível fim dos resíduos tóxicos a fim de orientá-los:
  • Pilhas e baterias: Existem vários tipos de programas de coleta para este material. Um dos pioneiros nesta preocupação foi o Papa-Pilhas, contâineres de coleta disponibilizados pelo Banco Real (agora Santander) em diversos pontos públicos e em suas agências;
pilha vazando
Olha o tétano aí...
  • Eletrônicos: Este tipo de lixo normalmente é recolhido pela empresa fabricante, como discutido no artigo A História dos Eletrônicos. No entanto, existem feiras e mutirões de descarte correto, que normalmente são anunciados nos noticiários da sua cidade, fique atento! Para quem mora no Sudeste e Paraná, vale conferir também o site Descarte Certo.
Seriado House
Era melhor reciclar do que tomar vencido, House...
  • Medicamentos: Uma preocupação bem recente é o descarte incorreto de remédios vencidos, já que a liberação de suas substâncias tendem a prejudicar gravemente os solos. Muitas farmácias já estão começando programas de coleta para este tipo de material, como o da Farmácia Phloraceae, de Londrina (PR);
  • Lâmpadas: As incandescentes devem ser jogadas no lixo seco, normalmente. Já as fluorescentes, com pequenas taxas de mercúrio, devem ser entregues a fabricante ou a lojistas de bom humor. Existem empresas que as coletam e podem ser encontradas no Portal Coleta Seletiva Solidária, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, mas que dão preferência a empresas, que tem grandes volumes de descarte.
  • Além disso, algumas redes de supermercados se comprometem a receber seu lixo tóxico passível de reciclagem, como o Pão de Açúcar. A página eletrônica da Secretaria do Meio Ambiente do seu Estado geralmente disponibiliza uma lista com alguns postos de coleta (ou pelo menos deveria), como este aqui, do Estado de São Paulo.
   No entanto, é sempre uma dificuldade saber onde se encontram os postos de coleta. Eles variam muito de região para região e cidade para cidade. Por isso, o Capitão Planeta está planejando algo para facilitar essa busca. Com a ajuda de vocês, gostaria que cada protetor enviasse um comentário a este artigo com informações sobre postos de coleta em sua cidade. Em breve, colocarei no ar uma relação de todas as informações enviadas. Participe! É importante! Divulgue a seus amigos e parentes!

   A equipe do Capitão Planeta deseja aos leitores um Feliz Ano Novo! Que 2011 seja um ano de muita consciência ecológica, repleto de saúde, felicidade e sucesso a todos! Até o ano que vem, protetores. O poder é de vocês!
Marcadores:

1 comentários:

Jonas disse...

Duas dicas!
Os Supermercados Rissul, aqui no Rio Grande do Sul, têm um programa de recolhimento de lâmpadas fluorescentes.
E as farmácias Panvel aceitam medicamentos vencidos na grande maioria de suas sedes. Com o programa Destino Certo.

Postar um comentário