Saudações, protetores! Neste final de semana estive a bordo de um voo da companhia... ahm... er... PAM, digamos assim (é... heróis às vezes cansam de voar por conta própria), e deparei com algo que me chamou a atenção. Durante o voo houve o serviço de bordo, no qual serviram o tal “café da manhã”. Tá certo que aquilo ali ter nome de refeição é uma afronta ao apetite de qualquer um, mas não venho falar sobre a péssima qualidade alimentar da comida ou até mesmo do serviço. O que reparei é ainda mais grave: a geração de lixo no avião.
Muitos já devem ter tido esta terrível visão, mas deixem-me narrar o que foi servido:
- geléia numa embalagem de plástico com tampa de plástico laminado;
- manteiga numa embalagem de plástico com tampa de plástico laminado;
- cookies embalados com plástico;
- talheres de plástico dentro de uma embalagem de plástico;
- guardanapos embalados em plástico;
- todos os anteriores dentro de uma bandeja de plástico;
- e, por fim, tudo isto embalado num... adivinha... plástico.
Chega? Não, ainda tem mais... a companhia ainda te oferece a bebida num copo descartável, isso quando não te servem duas vezes (sempre trocando o copo antigo por um novo, óbvio). E para o Le Grand Finale, passageiros associados ao clube do Capitão Poluição ainda pegam o “saquinho do vômito” para colocar todo o lixo gerado dentro e, aí então, despejar na lata de lixo propriamente dita. Ah, e o saquinho de vômito e o de lixo também são de plástico, ok?
Viu, falei... |
Bom, os plásticos são materiais poliméricos que por si só já são complicados de se reciclar. Quando sujos, contaminados ou, pior, misturados a outros materiais, a reciclagem se torna uma façanha. O chamado “plástico laminado”, por exemplo, além de ir para o lixo sujo ainda é composto de uma base de alumínio misturado a alguns componentes plásticos (confira mais sobre esse tipo de material aqui).
Resultado: você não mata a fome (lógico), e ainda tenho minhas dúvidas sobre o que pesa mais, se é o alimento em si ou o lixo produzido. Multiplique isso por, vejamos: 150 passageiros em média, centenas de voos diários da companhia... é, vocês entenderam meu ponto.
Acontece, vamos supor, que a PAM não seja uma companhia qualquer. Que ela seja simplesmente, isso hipoteticamente falando, a maior companhia aérea de algum país. Vamos chamar esse país de... ahm... Prasil (por que não?). Seria um baita exemplo, hein? Logo uma empresa responsável por uma das maiores taxas de emissão de gases poluentes (são cerca de 95 gramas de CO2 por passageiro por Km voado), ainda se encaminha rumo à liderança na geração de lixo. A geração de gases é inevitável ainda, mas a produção de lixo é desnecessária.
É um pássaro sujo? O Capitão Poluição? Não, é um avião da PAM! |
No segundo trecho do voo que eu fiz, o serviço de bordo mudou o lanche. Era um sanduíche que, além de ser tantas vezes mais nutritivo que o tal “café da manhã”, ainda vem numa embalagem de papel, facilmente degradável na natureza. Tá certo que existe o patrocínio de grandes empresas alimentícias e também as normas de higiene a serem cumpridas, mas uma companhia da grandeza da PAM não pode simplesmente mirar os lucros e deixar de lado toda a política socioambiental que qualquer empresa hoje em dia deve ter em mente.
Então, protetores, é hora de abrir nossos olhos. Encaminhei um email para a PAM já faz uns dias e, como esperava, não houve nenhuma resposta ainda. Mas o que custa reduzir as embalagens para os lanches servidos? O que custa usar embalagens biodegradáveis no que realmente é necessário? Trocar os copos descartáveis por outros reutilizáveis? Puxa, ideias não faltam... vamos tentar mudar este panorama. Vamos fazer cada um sua pequena contribuição, reduzindo o lixo nos voos, dando dicas às empresas, e assim poderemos dar um mundo digno de se viver aos nossos filhos e netos. Não se esqueçam, o poder é de vocês!
Para maiores informações, vale conferir: http://www.revistasustentabilidade.com.br/blogs/pecados-verdes/tam-adota-embalagens-biodegradaveis-para-refeicoes
E você, protetor, já se deparou com esse lanchinho nada sustentável? O que você acha que pode ser feito para mudar este panorama? Participe deixando seu comentário aqui embaixo. O Planeta agradece!
Marcadores:
Lixo
1 comentários:
Eu acho que o dono da "PAM" é uma #bananadepijama ...
Postar um comentário