Glup! |
Debaixo desse tapete branco há, nada mais nada menos, do que quase 90 bilhões de barris de petróleo, que representa o triplo do estimado para o pré-sal brasileiro. Além do ouro negro, lá ainda há gás natural suficiente para sustentar o Planeta inteiro por mais de uma década! Isso sem falar nos outros minérios, como ouro, ferro, carvão, diamante e urânio.
A colonização do Ártico já começou e parece que ninguém vai impedi-la. Para piorar a situação, a Rússia já entrou em contato com a empresa petrolífera britânica BP (a mesma empresa do vazamento ocorrido no golfo do México) para planejar a extração dos recursos naquela área. E tendo em vista a qualidade dos serviços da empresa contratada, muitos protetores já devem estar imaginando que essa perfuração do gelo ártico pode acabar que nem o filme O Dia Depois de Amanhã.
"Pqp! Olha a tsunami vindo aí..." |
Segundo a revista Super Interessante deste mês de julho, os países interessados na descoberta só não iniciaram as explorações devido a alguns conflitos territoriais. Por enquanto essas disputas acontecem somente em campo político, assunto este que está recebendo toda a atenção do momento. Claro que ninguém parou pra pensar nas terríveis consequências ambientais que isto poderá causar ao Planeta...
Mas alguns ambientalistas são contra. Como é o caso da professora de oceanografia da Universidade de Copenhague, na Dinamarca que afirma que “colocar mais pressão nessa região, que já sofre com o aquecimento global, aumenta o risco de colapso do ecossistema inteiro.” Mudanças drásticas no Ártico podem ser fatais para plantas, animais e pessoas que moram na região, além de poderem determinar o fim da nossa existência.
"Dá nada... Qualquer coisa chamamos o Capitão Planeta" |
A humanidade precisa calcular os impactos de suas ações antes de executá-las e parar de brigar por territórios que não são nossos, e sim da Mãe Natureza! E Ela pode se revoltar com tudo isso. Portanto não se esqueçam, o poder é de vocês!
E você, protetor? O que acha desta nova descoberta? É a favor da exploração do Ártico ou é contra a ação humana nesta área tão frágil, que já sofre com os efeitos do aquecimento global? Participe deixando seu comentário aqui embaixo. Vai Planeta!
Marcadores:
Mundo