abcdefghijk

Destaques

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4



sexta-feira, 4 de março de 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

Simplesmente Importante

   Saudações, protetores! Que o assunto sustentabilidade gera muita polêmica, todos já estão cansados de saber. Talvez tanto quanto política ou religião, a simpatia ou aversão ao tema é um dos pontos essenciais para o atraso da sonhada conscientização ambiental. Mas um desses fatores chega a ser curioso: aquelas pessoas que gostam do tema, mas vivem se perguntando se o seu simples papel pode mesmo fazer a diferença.
Acredite, você faz toda diferença!

   Pode até parecer pouco, mas isso é uma grande preocupação dos ambientalistas. A incerteza quanto à realização de atitudes ecológicas pode ser tamanha que muitos acabam por nem tentar fazê-las. E aí que está o problema: a perda de protetores em potencial.

   Mudar nunca foi uma tarefa fácil para nós, seres humanos (e heróis). Se já partir desacreditada, então, a iniciativa simplesmente não... inicia. Diferente do compromisso de “tentar salvar o Planeta”, que aprendemos com os desenhos animados quando éramos pequenos, o que predomina nos dias de hoje é o individualismo. E isto, mais cedo ou mais tarde, corrompe todos os valores valiosos que os antigos heróis nos passavam. Sejam as filosofadas do meu amigo He-Man, as frases de cooperação dos Três Mosqueteiros, ou até mesmo as minhas dicas...
"Genial essa fantasia de carnaval, amigos..."

   Antes de nos perguntarmos se pequenas atitudes como separar o lixo, não deixar restos de comida no prato, ou escovar os dentes com a torneira fechada podem mesmo fazer a diferença... Por que não simplesmente fazer e deixar um bom exemplo para nossos filhos? Sejamos seus heróis, porque eles sim podem fazer a diferença. Comecemos tudo do zero, que seja! Ao menos eles não precisarão mudar de hábito quando forem adultos, já que é esta a tão complicada questão.

   Num artigo anterior, eu havia comentado sobre o projeto Black Pixel, do Greenpeace. Um pequeno quadradinho preto que você instala no seu monitor e passa a economizar um pouquinho de energia, de forma praticamente despercebida. Um dos objetivos de projetos como este é mostrar que, da mesma forma que o Black Pixel passa despercebido na tela de milhões de pessoas, muitas das medidas ecológicas encaradas como simples também estão sendo ignoradas, embora sejam importantíssimas.

   Você já pensou que o simples olhar para o quadradinho preto da sua tela pode lhe fazer lembrar suas responsabilidades? Que por esta simples atitude inconsciente, poderemos ter um dia muito mais consciente? Pare pra refletir... Quem sabe nossos dias de criança não eram mais alegres graças aos pequenos mas muito importantes exemplos que víamos nos desenhos logo pela manhã, né? E não se esqueçam, o poder é de vocês!

   E você, protetor, conhece alguém que não acredita que pequenas atitudes ecológicas podem fazer a diferença? Deixe seu comentário aqui embaixo, o Planeta agradece. Vai Planeta!
Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário