abcdefghijk

Destaques

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4



terça-feira, 16 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mas nem parecem portugueses...

No ramo energético eles dão show!
   Boa noite, protetores! Pouca gente sabe, mas Portugal é um dos líderes mundiais em quantidade de energia elétrica gerada por meios renováveis. Cerca de 40% de toda energia elétrica portuguesa é deste tipo. O país também tem o maior sítio de geradores de energia eólica da Europa, além de ter a maior usina de energia fotovoltaica em termos de capacidade de instalações.

   A questão que me traz aqui hoje não é para falar somente sobre nossos históricos colonizadores, mas mais precisamente sobre um de seus programas de sustentabilidade, o Mobi-E. Ele consiste num programa de mobilidade elétrica, cujo principal objetivo é proporcionar postos de recarga de baterias elétricas para carros elétricos usando apenas um cartão: o Mobi-E card. O motorista poderá escolher entre duas opções de recarga: lenta (6 horas), ou rápida (20 minutos), dependendo da situação em que o condutor se encontrar. 
Mas no futebol...
 
   Por exemplo, o protetor pode chegar ao seu trabalho e já conectar seu carro num posto de recarga lenta. Ou então, se estiver numa viagem, pode requisitar o programa de recarga rápida, para otimização do tempo. Inclusive já estão definidos onde serão instalados os 1300 primeiros pontos de recarga normal (lenta), que serão dispostos através de estacionamentos públicos, hotéis, aeroportos... e os 50 pontos de recarga rápida, que estarão distribuídos pelas rodovias do país. Também já estão firmados diversos contratos com empresas de tecnologia que já estão desenvolvendo todas as condições necessárias que um projeto como esse requer. Uma destas é a Siemens, cuja missão é aprimorar os sistemas dos pontos de recarga que estarão nas casas dos condutores.

   Um programa extremamente bem bolado e interessante que o governo português prevê disponibilizar para a população a partir de 2011. Inclusive, essa será a prioridade do governo a partir de 2011. Tudo isso pode parecer muito avançado para um primeiro contato, mas a questão é que todas essas informações são sobre uma inovação tecnológica gigantesca no ramo energético, e o mais incrível: já para 2011! Aqui os protetores podem acompanhar como foi a instalação do primeiro ponto de recarga do programa Mobi-e: http://vimeo.com/12972781 .

   Mesmo que a imprensa não divulgue muito tais novidades, é importante saber que elas existem, são muito concretas e começarão a mudar nossos horizontes num futuro muito próximo. Até lá, façamos todos a nossa parte na luta para salvar o planeta. O poder é de vocês!

   O que você achou deste plano criado por Portugal, protetor? Será que ele daria certo no Brasil? Participe deixando seu comentário aqui embaixo. O Planeta agradece!
   
Marcadores:

1 comentários:

Cris disse...

muito bom saber que estão tentando melhorar alguma coisa para o meio ambiente, apesar de achar que tudo engatinha devagar demais...
mas é assim que começa!

Postar um comentário